top of page
  • Foto do escritorSec. Mun. de Saúde Osório

Nota à população: Órgãos responsáveis orientam sobre uso de máscaras


Através de nota técnica, o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, o Conselho federal de enfermagem, o Conselho regional de medicina e a Anvisa orientam e alertam a população sobre o uso das máscaras para prevenir o contágio do coronavírus.


A normativa estabelece que a máscara deve ser confeccionada de forma a cobrir adequadamente a área do nariz e da boca do usuário, possuir um clipe nasal constituído de material maleável que permita o ajuste adequado do contorno do nariz e das bochechas. O TNT utilizado deve ter a determinação da eficiência da filtração bacteriológica pelo fornecedor do material, cujo elemento filtrante deve possuir eficiência de filtragem de partículas (EFP) > 98% e eficiência de filtragem bacteriológica (BFE) > 95%.


A mesma ressalta ainda que é proibida a confecção de máscaras cirúrgicas com tecido de algodão, tricoline, TNT ou outros têxteis que não sejam do tipo "não tecido para artigos de uso odonto-médico- hospitalar" para uso pelos profissionais. As máscaras de tecido não são recomendadas, em hipótese alguma, para prevenção ao Covid-19. Essas máscaras caseiras, além de gerar falsa sensação de segurança, deixam as pessoas com a ideia de que podem relaxar nos cuidados obrigatórios para prevenir o contágio.

Para proteção de gotículas - forma de contágio do coronavírus - são recomendadas somente as máscaras cirúrgicas. Segue a orientação do Ministério da Saúde que é o isolamento social, a higienização constante das mãos e superfícies de contato constante com água e sabão ou álcool gel e a limpeza de casa com produtos a base de cloro, e ainda evitar tocar mão nos olhos boca e nariz.


26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page